Flá Scalzzo

 

Iniciei meus estudos na dança aos 4 anos, a princípio no Ballet Clássico. Aos 6 anos, descobri o Sapateado Americano através dos filmes musicais e a partir desta data, nunca mais me afastei da arte.  Aos 14 anos já estava ministrando aulas no interior de São Paulo, em Valinhos, e me emocionava cada conquista de um aluno.


Algum tempo depois, lecionei também em Porto Seguro, Bahia, no Centro de Cultura de Porto Seguro, onde morei durante 3 anos. Em 1998, retornei a São Paulo e venho desenvolvendo trabalhos nos diversos estilos do Sapateado Americano (Rhythm Tap,  Theater Tap e Broadway Style, Soft shoe, e CardioTap - aula de agilidade e resistência em Sapateado Americano desenvolvida por mim em 2016), além de projetos como o de unir esta arte aos diversos ritmos utilizados na dança de salão, como o samba de gafieira, o Swing e Lindy Hop entre outros.


Além de amar o trabalho em sala de aula ao lado de meus alunos, desde 2006, sou Diretora do Studio de Sapateado Flá Scalzzo e da Cia Cênica de Sapateado, promovendo assim a união das Artes Cênicas ao Sapateado Americano, nas diversas montagens musicais que venho fazendo desde 2004, tanto amadoras quanto em nível profissional.


Sempre que posso, venho me aperfeiçoando no Brasil e no exterior com mestres como Brenda Bufalino (USA), Barbara Duffy (USA), Lynn Schwab (USA), Max Pollak (USA), Mary Griffith (USA), Lesly Lockery (USA), Scott Tompson (USA), Joseph Nemr (Usa), Marchina (BRA), Steven Harper (BRA), Adriana Salomão (BRA), Flávio Sales (BRA), Amália Machado (BRA), Cintia Martin (BRA), Patricia Taranto (BRA), Charles Renato (BRA), Samanta Varela (BRA),  entre outros. "Frequentar aulas é essencial para aprimoramento técnico!"


Sou graduada em Biologia, meu outro grande amor, e atualmente desenvolvo pesquisa sobre o aprendizado através de forma lúdica, envolvendo a dança e a expressão corporal como mecanismo de ensino e desenvolvimento da auto estima e auto controle em minhas aulas, que ministro há 30 anos.


Lecionei durante muitos anos pelo Método Marchina, grande colega e mestra, com quem aprendi a arte e dividi os palcos por muitos anos. Durante essa longa jornada, aos poucos desenvolvi minha própria metodologia, visando principalmente o entendimento dos mecanismos executados e o desenvolvimento da coordenação motora e raciocínio nos alunos, não deixando de mesclar um tom sempre divertido em aulas extremamente técnicas. Procuro desta forma, construir o conhecimento ao lado de meus alunos, estagiários e professores coordenados do Studio de Sapateado Flá Scalzzo.

Em 2016, fui convidada pela Editora Manole a fazer a consultoria técnica do livro "Sapateado - Fundamentos e Técnicas" da autora Lisa Lewis, e fiquei muito feliz em poder dar minha contribuição para mais um material didático aos professores de sapateado brasileiros.
 
Minha frase preferida nas aulas, acabou se tornando o slogan da nossa escola: Sapateando de Corpo e Alma, afinal, o Sapateado pode ser a arte dos pés, mas deve ser feito mesmo a partir do coração.