top of page
Flá Scalzzo rosto 1.jpg
IMG_6526.HEIC

Flá Scalzzo

Sapateadora, educadora e coreógrafa
Sapatear de corpo e alma!


É assim que Flá Scalzzo, uma das pioneiras no Tap Dance da capital paulista, define o seu trabalho como sapateadora, educadora e coreógrafa: "o aluno tem que sair da minha aula mais feliz do que chegou! - A construção de uma aula, mesmo dentro de um espaço voltado à arte dos pés, deve iniciar pela sensibilização, a partir do coração. A cada exercício, uma conquista, um sentimento diferente.".

O lúdico e a emoção são os fatores mais presentes em sua sala de aula.

Formada em Biologia, sua outra grande paixão, Flá escolheu o ensino da dança como carreira, e ministra aulas de Tap Dance há 36 anos e "considera sua aula uma eterna pesquisa sobre o aprendizado através do lúdico, envolvendo a dança e a expressão corporal como ferramenta para o desenvolvimento da auto estima e auto controle".

Durante essa jornada, foi desenvolvendo e aperfeiçoando sua própria metodologia de ensino, que visa principalmente o entendimento dos mecanismos e o desenvolvimento da coordenação motora e raciocínio em uma aula divertida e prazerosa, procurando construir o conhecimento ao lado de seus alunos, estagiários e professores coordenados do Studio do Sapateado Flá Scalzzo. Em meados de 2016, foi convidada pela Editora Manole (2016) a fazer a consultoria técnica do livro "Sapateado - Fundamentos e Técnicas" da autora Lisa Lewis, onde pôde dar também sua contribuição para mais um material didático aos sapateadores brasileiros.

Como base técnica e inspiração, Flá Scalzzo teve importantes e queridos profissionais de Tap Dance como Marchina e Steven Harper, e de outras modalidades (jazz, contemporâneo, canto, lindy hop, salsa e samba de gafieira), como Marize Matias, Magoo Grande, e outros, a quem sempre terá grande admiração e muito prazer em trocar experiências. Também se especializou no exterior com grandes mestres como Brenda Bufalino, Barbara Duffy, Lynn Schwab, Max Pollak, entre outros, onde pôde aperfeiçoar a técnica de rhythm tap e a improvisação, assim como técnicas apropriadas ao sapateado musical (tap jazz e theater tap).

Sua primeira experiência dirigindo e coreografando um espetáculo musical de sapateado foi ainda na década de 90, com o musical "Os sapatinhos vermelhos" (Centro de Cultura de Porto Seguro -1996), e desde então vem desenvolvendo trabalhos nas diversas linguagens do Sapateado Americano, principalmente o Broadway Style, sua grande paixão.

Diretora e professora do Studio de Sapateado Flá Scalzzo (2006), Flá criou um espaço totalmente dedicado ao ensino de sapateado americano e além das aulas regulares, desenvolve outros projetos-cursos como "Métrica vocal em Broadway Style" (desde 2004) - desenvolvimento do canto junto ao tap jazz e "Cardio-Tap" (desde 2016) - desenvolvimento de agilidade e resistência , "Roller-Tap" (2022) - A percepção da patinação por tap dancers para desenvolvimento coreográfico - além de outros projetos aliados ao samba de gafieira, Swing e Lindy Hop, sempre unindo as modalidades ao Tap Dance como ferramenta de ensino e enriquecimento coreográfico.

Criou o evento "Semana do Sapateado", viabilizando a vinda de diversos profissionais brasileiros e estrangeiros ao Studio de Sapateado proporcionando sempre uma troca saudável entre mestres e alunos! Oficinas como canto coral, Drums and Shoes (Konnakol), Barbatuques, também foram realizadas durante os quase 20 anos da existência do evento, além da "Gincana do Tap", também idealizada e produzida por Flá Scalzzo desde 2004. Neste mesmo ano, criou a Cia Cênica de Sapateado, promovendo também a união das Artes Cênicas ao Sapateado Americano, nas diversas montagens musicais que vem fazendo desde então, como: "Grease", "A família Addams", "Anything Goes", "Os Saltimbancos", "Nos Bastidores da Broadway", "Toy Story", "Mamma Mia", entre outros títulos de sua própria autoria.

Em 2020 criou o projeto Black in Tap junto a Magoo Grande e Mafe Lima que tem como principal objetivo criar representatividade das pessoas negras dentro da comunidade do sapateado brasileiro, viabilizando estágio para professores e bolsas de estudo para alunos por cotas raciais afirmativas.

_MG_7018.jpg
Flá Scalzzo corpo 1.jpg
WhatsApp Image 2023-02-26 at 22.13.57.jpeg
bottom of page