Tayana Mesquita

 

Nascida em Belém-PA, entrou em contato com o sapateado americano pela primeira vez em 2000, aos 13 anos de idade, como atividade extra-curricular na escola onde cursava o Ensino Fundamental.

 

Desde então freqüentou aulas de sapateado em escolas de dança locais e fez vários workshops, quando em 2002 ganhou o prêmio de “aluna destaque” no curso de sapateado ministrado por Steven Harper durante o Festival Internacional de Dança da Amazônia.

 

Entre 2005 e 2007 ministrou aulas e coreografou a Cia. Moderno de Sapateado, onde produziu juntamente com a coreógrafa Ana Flávia Mendes, uma pesquisa que mistura o sapateado com os ritmos regionais da “Marujada de Bragança”, parte do folclore paraense. O projeto foi apresentado em vários teatros e festivais de Belém, além do I Festival Passo de Arte Norte/Nordeste em 2007 (Fortaleza-CE).

 

Em 2011 se mudou para São Paulo e, buscando o aperfeiçoamento técnico, imediatamente iniciou suas aulas regulares com Flá Scalzzo no Studio de Sapateado, onde atualmente faz parte do Programa de Estágio (iniciado em 2013).

 

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPA e pós-graduada em Arquitetura Hospitalar (Brasília-DF), atualmente mora em São Paulo onde exerce a profissão paralelamente aos estudos de sapateado, ealém de ser Professora assistente nas aulas de Flá Scalzzo.